Adriana de Alencar Gomes Pinheiro

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1995). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1991). Especialista em Psicologia Aplicada – Psicodiagnóstico Infantil (1998), Psicopedagogia (2002) pela Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2002) e Neuropsicologia (2008) pelo Conselho Federal de Psicologia. Experiência em Gestão e na Docência do Ensino Superior na Área da Psicologia Clínica/Organizacional e do Trabalho. Coordenadora do Curso de Psicologia, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Orienta trabalhos com ênfase em Gestão de Pessoas – Desenvolvimento Humano e Organizacional. Membro do Comitê de Pesquisa e do Núcleo de estudos sobre Cultura, Consumo e Trabalho (NECCT) da FAP, Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e da Associação Brasileira do Ensino de Psicologia (ABEP). Atua na área da Psicologia Clínica e do Trabalho. Docente convidada da Pós-Graduação dos cursos de Psicologia e áreas afins.


Estelita Lima Cândido

professora

estelita.lima@ufca.edu.br

Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, com Especialização em ECOLOGIA, Mestrado em SAÚDE PÚBLICA, Doutorado em BIOTECNOLOGIA e Pós-Doutorado em CIÊNCIAS DA SAÚDE. É professora associada da Universidade Federal do Cariri, onde ministra as disciplinas Epidemiologia, Bioestatística, Epistemologia e Métodos de pesquisa. É pesquisadora na linhas de pesquisa: Epidemiologia e controle de doenças transmitidas por vetores e na Saúde, Ambiente e Trabalho;, liderando o Núcleo de desenvolvimento e aplicação de estratégias para o combate a doenças e agravos das coletividades humanas


Francisca Laudeci Martins Souza

laudeci

laudeci.martins@ufca.edu.br

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará, e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Solidária da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência nas áreas de Economia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, urbana e do meio ambiente; desenvolvimento local sustentável; políticas públicas; agricultura familiar; desenvolvimento regional; condições de vida; economia solidária e sustentabilidade; formação de professores numa perspectiva pós-positivista da ciência, da educação e do saber.


Marcelo Martins de Moura Fé

Marcelo Martins de Moura Fé

Geógrafo. Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Ceará (PPGG-UFC, 2015). Professor do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (DEGEO/URCA). Pesquisador FUNCAP / Bolsista Produtividade (2018-2020). Líder do Grupo de Pesquisa NIGEP – Núcleo de Estudos Integrados em Geomorfologia, Geodiversidade e Patrimônio, vinculado ao CNPq. Tem experiência na área de Geociências / Geografia Física, tratando dos seguintes temas: Sustentabilidade, Planejamento Regional, Gestão Ambiental e Análise Ambiental Integrada; Políticas Públicas, Educação Ambiental, Patrimônio Natural e Geodiversidade. Professor Permanente do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). Editor da Revista Brasileira de Geografia Física (UFPE – Qualis B1) e da Revista Ciência e Sustentabilidade (Proder-UFCA). Parecerista Ad Hoc Funcap e CNPq e Membro da União da Geomorfologia Brasileira – UGB.


Marcus Vinícius de Oliveira Brasil

Marcus Vinícius de Oliveira Brasil

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e em Teologia pela Faculdade Kurios-FAK-Maranguape-CE (2007) com chancela da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico- UFC(2001), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Gestão Escolar- FAK (2009). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Foi o 1º coordenador do curso de Administração da UFC no Cariri. Coordena o Núcleo de Empreendedorismo, Responsabilidade e Marketing Social- NERMS desde 2007. Foi bolsista de mestrado e de doutorado pela FUNCAP/CE e de Pós-Doutorado- PNPD/CAPES. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR (2014). Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-PPAC/UFC (2015). É professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA. Vice-Diretor Pro-Tempore do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA.


Victória Régia Arrais de Paiva

prof. vitoria regia

victoria.paiva@ufca.edu.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo desenvolvido estudos na linha de pesquisa Processos de Trabalho, Estado e Transformações Capitalistas. Colabora na coordenação da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS) da UFCA, junto à Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias, tendo assumido a coordenação do Programa Institucional de Extensão (PIE) no eixo Trabalho, Renda e Economia Solidária. Tem experiência na área de Sociologia e metodologias da pesquisa social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, economia solidária, finanças solidárias, gestão social e avaliação de políticas públicas.


Zuleide Fernandes de Queiroz

prof. zuleide

zuleidefqueiroz@gmail.com

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora na área de Educação, com ênfase em História da Educação no Cariri Cearense, atuando principalmente nos seguintes temas: história das instituições, história de formação de professores, o feminino e educação, e saúde e educação.