Docentes Linha de Pesquisa 1 – Meio Ambiente
– PERMANENTE –
Ana Célia Maia Meireles
ana.meireles@ufca.edu.br
Pós-doutora em manejo de bacias hidrográficas pela Universidade Federal do Ceará e em modelagem agro-hidrológica na Université du Maine, França. Doutora em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) e mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará. Estágio (2014). Atualmente é professora adjunta no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade -CCAB da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de água e manejo de bacias hidrográficas.
– PERMANENTE –
Francisco José de Paula Filho
francisco.filho@ufca.edu.br
Graduado em Química e Doutor em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de produtividade em pesquisa PQ2-CNPq. Colabora em projetos em rede de pesquisa no âmbito do programa INCT/CNPq, mantendo parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. Têm experiência na área de Química Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores ambientais, índices e indicadores de qualidade das águas superficiais e subterrâneas, contaminantes ambientais, biogeoquímica de nutrientes e metais-traço e química de interfaces com o desenvolvimento de materiais bio-adsorventes.
– PERMANENTE –
Francisco Roberto de Azevedo
roberto.azevedo@ufca.edu.br
Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba (1992). Entomologista (Mestre) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1996) e Universidade Federal do Ceará (2001) (Doutor) e Pós-doutor pela Universidade Federal do Piauí (2025). Professor Titular da Universidade Federal do Cariri fazendo parte do corpo docente do Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável e Ciências da Saúde, ambos da UFCA. Atua nas áreas de controle biológico de pragas, uso de produtos alternativos e inseticidas botânicos para o controle de insetos-praga e vetores de doenças ao homem, manejo agroecológico e manejo Integrado de Pragas. Realiza levantamentos faunísticos de insetos bioindicadores da qualidade ambiental de ecossistemas. Atua também na Entomologia Médica na área de controle vetorial de insetos de importância em saúde pública como o Aedes aegypti, os triatomídeos e flebotomineos.
– PERMANENTE –
Lilian Carla Moreira Bento
liliancmb@ufu.br | liliancmb@yahoo.com.br
Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2003). Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia (2007), mestre e doutora em Geografia pela UFU (2008–2014), com pesquisas nas áreas de Geodiversidade, Geopatrimônio, Geoconservação e Geoturismo. Realizou pós-doutorado em Geografia pela mesma instituição (2015–2016). Atualmente cursa duas especializações, uma de Direito Ambiental (Faculdade Líbano) e outra de Análises Químicas Ambientais (UFCAT). É professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas da UFU, campus do Pontal (Ituiutaba-MG), e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP) e em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER/UFCA).
– PERMANENTE –
Marcelo Martins de Moura Fé
marcelo.mourfe@urca.br
Geógrafo, professor adjunto do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (Degeo/URCA) e professor permanente do mestrado acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA). Tem experiência na área de Geociências, especialmente em Geomorfologia Estrutural, Geomorfologia Ambiental e Geoconservação do Patrimônio Geomorfológico, aplicadas em projetos de pesquisa sobre geodiversidade, patrimônio e sustentabilidade, desenvolvidos na região Sul do estado do Ceará e regiões adjacentes de Pernambuco e do Piauí.
– PERMANENTE –
Maria Gorethe de Sousa Lima
gorethe.lima@ufca.edu.br
Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande, mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos/Engenharia Sanitária) pela Universidade Federal da Paraíba, e graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade físico-química e microbiológica de águas naturais e residuárias, sistemas de abastecimento de água e tratamento de águas residuárias; e na área de Engenharia Química, com ênfase em química ambiental e escoamentos multifásicos.