Histórico e Contextualização

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER), do Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri (atualmente UFCA), foi autorizado pela CAPES em novembro de 2010, e deu início à sua primeira turma em fevereiro de 2011.

A proposta de criar um programa de pós-graduação interdisciplinar no Campus do Cariri (atualmente Campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri, criada em 05/06/2013) surgiu como uma evolução natural da interação entre os pesquisadores, que percebiam forte afinidade entre seus campos de pesquisas, mesmo que em diferentes áreas do saber. A escolha pessoal de cada um por trabalhar em um espaço distante dos centros urbanos já denota a disposição de empreender suas pesquisas a partir de um olhar diferenciado, baseado na integração de saberes.

A definição de um Programa na área de Desenvolvimento Regional Sustentável se justifica por uma conjunção de fatores. O primeiro deles é a própria pertinência do tema no contexto nacional e mundial e, em especial, no que concerne à região em que se insere a UFCA. Uma região em franca expansão que precisa com urgência de profissionais não apenas tecnicamente bem treinados, mas também conscientes de seus papeis diante da sociedade. Que sejam capazes de assumir de forma responsável a tarefa de contribuir para que o processo de mudanças que ora ocorre seja de fato positivo, traga melhorias para todos, sem destruir riquezas naturais e culturais, incluindo sem excluir.


Objetivos

O objetivo principal do Programa é promover a formação de mestres, proporcionando uma abordagem interdisciplinar do desenvolvimento à luz dos novos paradigmas e da modernidade ética. Esse objetivo entra em prática a partir de suas linhas de pesquisa, que ensejam a análise da realidade com um enfoque regional, buscando superar as desigualdades históricas que marcam todo o território do nosso país. Outros objetivos seguem elencados abaixo:

  1. Produzir conhecimentos para contribuir com o processo de Desenvolvimento Regional Sustentável.
  2. Qualificar docentes, pesquisadores e outros profissionais, oferecendo formação interdisciplinar a respeito da temática central do mestrado.
  3. Desenvolver e consolidar a prática de pesquisa e reflexão acadêmicas sobre temas que se relacionem com o desenvolvimento regional sustentável.
  4. Refletir sobre o processo de desenvolvimento do ponto de vista da organização regional, da ocupação do território, do uso dos biomas e dos recursos naturais, bem do impacto social desses processos.

Perfil do Egresso

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER) será capaz de exercer atividades de ensino e pesquisa, de assessoria e consultoria, de avaliação e planejamento estratégico, em instituições públicas e privadas, no meio rural ou urbano, em caráter interdisciplinar; bem como fomentar e consolidar pesquisas de caráter interdisciplinar, sobre temas relativos aos processos de desenvolvimento de uma região, e em especial do semiárido. Nessa direção, o mestre em desenvolvimento regional sustentável poderá trabalhar com gestão de recursos naturais; avaliação de impactos ambientais; controle de processos erosivos geoambientais; análises de políticas públicas; assessoria e monitoramento de empreendimentos econômicos solidários; mapeamento e análise de políticas públicas territoriais; atuando em diversas organizações da sociedade civil.


O Proder tem como área de concentração a atuação no campo do Desenvolvimento Regional Sustentável, compondo-se de três linhas de pesquisa:

1) Meio Ambiente – Prioriza estudos sobre a biodiversidade e os recursos naturais da região, na perspectiva da conservação e da restauração do meio; implicações das atividades humanas no meio, incluindo o monitoramento da qualidade da água, uso do solo, recuperação de áreas degradadas, desertificação, mudanças climáticas; uso de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para auxílio às pesquisas e à produção.

2) Saúde, Estado e Sociedade – Prioriza estudos sobre organizações públicas, privadas e/ou terceiro setor, e as estratégias para o desenvolvimento regional sustentável; representações sociais e percepção ambiental; educação e sustentabilidade; elaboração, acompanhamento e avaliação de políticas públicas; gestão ambiental e social; economia e planejamento regional e urbano, além dos estudos que buscam assegurar uma vida saudável e promover o bem viver, a exemplo das práticas de economia solidária, apropriando-se dos indicadores de desenvolvimento, saneamento e morbimortalidade, oriundo do diagnóstico das condições físicas, bióticas e antrópicas.

3) Tecnologia e Modelagem – Enfatiza a importância da inovação tecnológica como estratégia contribuinte para a sustentabilidade, através da análise das condições atuais e das possibilidades de uso de tecnologias apropriadas à produção, transformação e circulação de produtos em bases sustentáveis, incluindo estudos envolvendo agroecologia e novas bases para a agricultura familiar, pelo manejo consciente da biodiversidade existente na região do Cariri e dos diversos equipamentos tecnológicos e sociais, além do uso de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, utilizando-se a produção científica inovadora como ferramenta para a mudança da realidade local e regional.